quinta-feira, 3 de julho de 2014

O Poder avassalador do Google


Recentemente eu constatei o poder avassalador que o Google tem sobre os usuários de internet. Não só pela extensão das empresas que eles adquiriram que por si só ja é assustador, mas pelo poder que eles tem sob o comportamento dos usuários em seu buscador. Agora por exemplo, escrevo essa página usando justamente o próprio produto do Google. Claro que não tenho pretensão de me esconder deles e nem conseguiria.
Se você possui um smartphone Android, pode verificar no Google Maps que sua posição é rastreada e registrada. Um colega meu ficou impressionadíssimo quando viu pelo Google Maps todos os dias em que ele foi ao trabalho (com a rota do caminho) e sem saber que estava sendo monitorado.

Mudando de assunto e indo ao tópico principal, eu tive desde 2007 o programa Adsense de monetização que era excelente. Por algum motivo eles cancelaram minha participação, e não aceitaram recurso (vai entender porque alguém que já sabe tudo da minha vida, precisa analisar um recurso). Infelizmente mesmo eles já sabendo de antemão tudo que acontece no mundo, meu recurso foi negado.

Com isso eu comecei a procurar outros programas de publicidade, e me filiei a um deles. Acontece que coincide com a data da filiação (e não da desfiliação ao Google) uma queda bruta nas visitas:

Não precisa nem apontar, acho que é possível ver a queda não é mesmo?

Fui dar uma pesquisada na causa, e olha a queda das impressões no buscador do Google depois da filiação em outro programa de monetização:
Isso é o que acontece quando a amizade se desfaz
Sendo o buscador do Google responsável por 95% (ou mais) de trafego na internet, eles podem esconder informações ou enfatizar outras e a gama de possibilidades é muito grande. Mandando na internet, e espionando todos os usuários eu não vejo nada que eles não possam fazer pra influenciar pessoas, sociedades, e países….

Ou seja o que eles criaram é um mundo próprio. Mundo onde eles mandam e sinto lhe informar: esse mundo é o que você vive!