sexta-feira, 30 de setembro de 2011

IBM ultrapassa Microsoft

IBM ultrapassa Microsoft

Por foo

Do Business Insider

IBM ultrapassa Microsoft

Há poucos meses atrás, a Apple (AAPL) completou a humilhação de seu inimigo de longa data, a Microsoft, ultrapassando-a em termos de capitalização e tornando-se a empresa de tecnologia mais valiosa do mundo.

Para quem assistiu a Apple quase morrer no final dos anos 90, quando a Microsoft dominava o mundo, este foi um momento surpreendente e histórico.

E agora a Microsoft tem que engolir mais uma humilhação, ao ver uma outra compania outrora quase morta -- a IBM -- ultrapassá-la em valor de mercado.

Como a Bloomberg Radio observou esta manhã, ao fechamento de ontem, a IBM valia US$ 1 bilhão a mais do que a Microsoft: $214 bilhões vs $213 bilhões. A Apple a esta altura já vale $362 bilhões.

O que está acontecendo?

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Casio paga a Microsoft para poder usar Linux

Mais uma empresa aceita pagar pela proteção da Microsoft:

A Microsoft anunciou, esta manhã, mais um em uma série de acordos de licenciamento com fabricantes de hardware, que oferecerá proteção aos consumidores da Casio Computer Co. pelo uso do sistema operacional Linux em seus dispositivos.

Este acordo faz parte da estratégia da Microsoft para obter reconhecimento implícito de que o Linux viola suas patentes -- uma afirmação nunca comprovada, e que é contestada por membros da comunidade do software livre -- ao mesmo tempo em que obriga aos fabricantes a pagarem para usar o sistema operacional concorrente.

Os termos financeiros do acordo não foram divulgados, mas a Microsoft diz que receberá pagamentos da Casio.

A Microsoft também tem procurado, e em alguns casos tem conseguido, acordos para receber royalties por dispositivos que rodam o sistema operacional Android, do Google.

Moral da história: por um lado a Microsoft tenta impedir a instalação do Linux por meio de acordos com fabricantes; por outro cobra daqueles que optam por usar o sistema operacional concorrente. E quem é que vai dizer não para uma empresa com mais de 50 bilhões de dólares no banco? Muitas empresas acham que fica mais barato pagar.

Alguns links para quem quiser entender melhor essa história:

Microsoft's New Cash Cows: Linux And Android
http://informationweek.com/news/windows/microsoft_news/231601809

Microsoft milks Casio for using Linux
http://www.theregister.co.uk/2011/09/20/signs_deal_with_casio_for_undisc...

Microsoft's Nuisance Suit Strategy
http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2393361,00.asp

Microsoft inks a Linux patent deal with Casio
http://www.theinquirer.net/inquirer/news/2110799/microsoft-inks-linux-pa...

Will Windows 8 block Linux installs?
http://www.desktoplinux.com/news/NS6948856710.html