segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Impressões Playstation 3

Pra quem ta pensando em compra um Playstation3, aqui posto algumas impressões iniciais do console. O console foi comprado com o jogo Socom U.S. Neavy Seals Confrontation, com fone bluetooth incluído.

Os controles:
Assim que liguei o console tive que ler o manual para descobrir como usar os controles. O manual dizia algo como "connect the wireless controller into usb port". Depois, fui entender que o cabo USB é para carregar o controle, afinal ele não usa pilhas. Outra coisa que achei estranho foi um botão chamado "PS" no meio do controle (não existe tal botão no Playstation 1 ou 2). Até eu entender que aquilo era um botão e não um adesivo decorativo eu demorei um pouco. Este botão serve para abrir um menu com as opções de: sair do jogo, desligar/ligar o console, desligar/ligar o controle. Fora essas dificuldade iniciais o controle funciona bem, até agora não consegui provocar uma falha na comunicação por distância por exemplo.

Alta definição:
O console se ajustou (com ajuda do usuário) a 1080p sem problemas. Quando deseja voltar a usar o cabo A/V é preciso desligar o console, segurar o botão de power durante uns 10 segundos até ele apitar duas vezes. Depois disso as configurações de vídeo são restauradas.

Problemas:
O que me deixou menos entusiasmado com o console foi a quantidade de recursos do console que dificultaram muito a facilidade e disponibilidade. Para utilizar o maldito jogo Socom tive que:
Atualizar o firmware
Puxar um cabinho ethernet até meu swtich
Criar uma conta no maldito Playstation Network
Atualizar o firmware devolta
Atualizar o jogo
...
Depois disso eu desisti, não fiz questão mais de rodar o jogo. No final troquei por outro.
Video-game tem que ser simples, ligue e jogue. Essa facilidade foi estragada nesse console, o que é bem ruim. Pois espera-se que crianças e pessoas que NÃO tem facilidade com informática utilizem. A utilização do HD interno ajudou um pouco, pois não utiliza mais aqueles cartõeszinhos de memória do playstation 2, o qual não podia ser removido durante o uso. Até cheguei a me deparar com um black screen of death (Video-game agora trava), problemas que nunca deveriam ter sido "portados" do computador. Aliás essa falta de praticidade e disponibilidade deveria ser extinguida dos computadores pessoais e não utilizadas em mais nenhum equipamento.



Outro ponto muito negativo é o Playstation Store (e muitos outros conteúdos o Playstation Network) não ser acessível pela região (Brazil).

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Desenhos com Inkscape

Eu re-descobri esta ferramenta, que viciei na desgraça. Desde o paint eu nunca mais tinha conseguido fazer desenhos no computador.

Aqui tem um tutorial bacana de como desenhar uma xícara. Olha que profissional:
Desenhe uma xícara